top of page

TRATAMENTO DE MADEIRAS

São vários os agentes que provocam a degradação da madeira. Numerosos tipos de insectos e fungos fazem da madeira fonte de alimentação e em alguns casos a sua casa. Tanto para os fungos como para os insectos, o factor que estabelece o nível de desenvolvimento é o grau de humidade. Existe uma ligação directa entre o ambiente em que se encontra a madeira e os ataques dos agentes biológicos destrutores.

Isópteros: São insectos sociais mais ou menos numerosos que formam colónias integradas por distintas castas. O grupo mais perigoso para as edificações é o das térmitas subterrâneas.

Coleópteros: Insectos xilófagos que voam e põe os seus ovos nos poros e gretas da madeira. Os maiores danos são provocados pelas suas larvas que escavam galerias no interior da madeira.

Fungos: Os fungos são organismos vegetais inferiores sem clorofila que se alimentam de materiais orgânicos já elaborados. A importância dos fungos no campo da madeira radica em fenómenos de destruição.

SABIA QUE...

As Baratas além de conspurcarem os alimentos contribuem para a propagação de bactérias de cólera, tuberculose e salmonelose?

bottom of page